Especialização em Enfermagem Obstétrica Rede Cegonha ganha prêmio internacional

 

O curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica II (CEEO-Rede Cegonha II), coordenado nacionalmente pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, e do qual a UFRN é parte integrante através da Escola de Saúde (ESUFRN), recebeu o prêmio “Educational Awards 2016” da Internacional Confederation of Midwives (ICM).

A instituição premia os trabalhos com propostas inovadoras na área profissional em todo o mundo e reconheceu a importância do projeto “Cursos de Especialização em Enfermagem Obstétrica no Brasil: Pavimentando Caminhos para o Fortalecimento de Competências para o Exercício da Obstetrícia”, que é desenvolvido atualmente em 20 polos em todo o Brasil.
O CEEO – Rede Cegonha II é a segunda edição da Especialização que objetiva capacitar enfermeiros obstetras quanto ao aperfeiçoamento na qualidade da assistência e da atenção obstétrica e neonatal. A Escola de Saúde da UFRN participou nas duas edições, capacitando quase 40 enfermeiros de todo do estado, bem como recebendo reconhecimento pela estrutura e organização do curso.
Os coordenadores locais do curso na ESUFRN, professores Jovanka Bittencourt e Flávio Silva, participarão entre os dias 9 e 11 de agosto de uma oficina para avaliação do programa na perspectiva de proposição de mudanças no modelo na Atenção Obstétrica e Neonatal do Sistema Único de Saúde. Na ocasião, serão compartilhadas experiências exitosas ocorridas nas intervenções realizadas pelos especializandos em seus ambientes de trabalho. Estarão representando o curso desenvolvido na UFRN, a Preceptora Maria José de Pontes e a discente Janaíne Maria de Oliveira.

ceeo