UFRN comemora Mês do Servidor estimulando comunidade universitária a participar de ações solidárias

 

Durante todo o mês de outubro, a UFRN realizará uma vasta programação em comemoração ao Mês do Servidor, cujos eventos desta edição se baseiam nos objetivos da Agenda 2030 e têm como tema “EU PELO MUNDO”. A intenção é estimular a comunidade universitária e a sociedade a transformar o mundo que o cerca por meio de ações solidárias.

Dentre as campanhas realizadas está a arrecadação de materiais que serão doados a duas organizações da sociedade civil. Uma delas é a ‘Casa do Bem’, que tem como objetivo ocupar jovens em situação de risco com atividades culturais, esportivas, educativas, gastronômicas, recreativas e sociais. Para esta organização, serão arrecadados livros de literatura infantil e infanto-juvenil e brinquedos educativos, artesanais e populares.

O outro projeto social que será beneficiado pela ação da UFRN é o ‘Alma Lavada’, que tem como missão fazer a diferença na vida de pessoas em situação de rua, dando a elas a oportunidade de tomar um banho humanizado pelo menos uma vez por semana, através de um veículo com cabines equipadas com chuveiros e itens de higiene. Para este projeto serão arrecadados itens como toalhas, xampu, sabonete, creme dental, escova de dente e roupas usadas em bom estado de conservação.

Na Escola de Saúde da UFRN o local de recebimento das doações será a biblioteca setorial, que fica aberta das 7h30 às 21h, de segunda à sexta-feira.

Outra ação agendada para o Mês do Servidor da UFRN é a de Doação de Lenços e Cabelos, que acontecerá no dia 23 de outubro, das 8h às 11h e das 14h às 17h, no Centro de Convivência do Campus Universitário, em parceria com o SENAC e SESC.

A iniciativa é alusiva à campanha “Outubro Rosa” de prevenção ao câncer de mama e, para participar, o único critério é ter um cabelo cujo comprimento permita a retirada de pelo menos 20 cm e que esteja de preferência seco e limpo. qualquer tipo de cabelo pode ser doado: liso, ondulado, cacheado e crespo. Quem tiver interesse em participar da campanha e não puder doar os cabelos, pode contribuir com lenços.

Já no dia 18 de Outubro, das 8h às 17h, será realizada coleta de sangue em parceria com o HEMONORTE. A unidade móvel estará montada em frente à Biblioteca Central Zila Mamede. O evento é aberto ao público e visa estimular a participação de todos, principalmente de servidores e estudantes.

Os requisitos essenciais para ser um doador é: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas ultimas 24h); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4h que antecedem a doação); apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.

A programação completa do Mês do Servidor está disponível no site http://mesdoservidorufrn1.hospedagemdesites.ws/ e é uma realização da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PROGESP.

post-mes-do-servidor