Curso Técnico em Gerência de Saúde iniciam suas práticas integradas em todos os polos do estado

Teve início no dia 22 de outubro as Práticas Integradas do Curso Técnico em Gerência de Saúde ofertado pela Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em parceria com o Ministério da Educação no âmbito do Programa MedioTec. As Práticas Integradas constituem um momento ímpar para o curso, em que os estudantes terão a oportunidade de vivenciar os conhecimentos que adquiriram até então nos componentes curriculares que cursaram.

Em coerência com a concepção pedagógica de garantir a relação teoria-prática e a integração ensino-serviço, neste curso constam dois momentos de práticas – Práticas Integradas em Gerência de Saúde I e II. As Práticas Integradas de Gerência de Saúde I acontecem entre o período de 20/10 a 10/11 e as Práticas Integradas de Gerência de Saúde II no período de 19/11 a 07/12.

As Práticas Integradas estão sendo realizadas em serviços de saúde de 36 municípios do Rio Grande do Norte, nos setores relacionados à gerência em saúde. Nestes serviços, os 326 discentes do curso estão sendo acompanhados diretamente por servidores destes locais, os quais desempenham a função de preceptores. Além disso, acontece o acompanhamento docente em cada Polo do Curso na modalidade de orientação indireta, realizado pelo professor supervisor das práticas, um professor do Curso Técnico em Gerência de Saúde selecionado por edital específico para tal.

O Curso TGS é organizado em módulos e componentes curriculares (CC). Teve seu início em julho de 2017 e os estudantes já cursaram 82% da carga horária total do curso. Atualmente, estão cursando o CC de Gestão da Qualidade e vivenciando as Práticas Integradas I. O Curso está sendo ofertado na modalidade EaD/Semipresencial, com um total de 600 horas através da Plataforma de Ensino e 600 horas em encontros presenciais. Está com oito turmas em andamento, nos municípios de Assu, Currais Novos, João Câmara, Mossoró, Natal, Pau dos Ferros, Santa Cruz e São José de Mipibu. O curso tem previsão de término para o fim de dezembro deste ano.

assu