Professora da ESUFRN ministra seminário sobre interdisciplinaridade durante 70º CBEn

Dentro da programação do 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem, que ocorreu dentre os dias 13 e 16 de novembro em Curitiba/PR, a docente Jacileide Guimarães, junto com a professora Kenia Lara Silva da UFMG apresentaram o Seminário satélite: ‘interdisciplinaridade do processo de cuidado’.
A partir do tema central e seus eixos, as palestrantes versaram sobre a interdisciplinaridade dentro da enfermagem brasileira, um processo que, segundo a professora da ESUFRN, não é novo e conta com práticas, experiências e investigações que “chegam na atualidade fortificados pelos processos da reforma sanitária e da reforma psiquiátrica brasileira”.
De acordo com a docente, a interdisciplinaridade nasce como uma realidade histórica e socialmente determinada, no contexto da hiperespecialização e da necessidade de resgatar a atenção e o cuidado integrais às pessoas. Durante o seminário foram tratados sobre os desafios de interpretação e realização da prática, bem como da troca de saberes.
Ainda segundo a docente, que também é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (PPGSES) da ESUFRN, existem inúmeros desafios para que as orientações de saber fazer e agir em saúde seja uma realidade vivenciada por todos os campos e especialidades da área da saúde.
O 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem teve como tema central “Processo de cuidado como centralidade da Enfermagem”. A ESUFRN participou desta edição com apresentação de trabalhos científicos e realizando o lançamento do livro digital ‘Semiotécnica em Enfermagem’, disponível gratuitamente para download no link https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25862.

whatsapp-image-2018-11-22-at-16-54-58whatsapp-image-2018-11-22-at-16-54-57