Curso Técnico em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde


Vagas: 35 vagas.
Duração: Dois anos.
Carga Horária: 1200 horas.
Turno: Manhã e/ou Tarde.
Periodicidade: Anual.
Forma de Ingresso: Ocorrerá mediante aprovação no processo seletivo classificatório regido por edital publicado pela ESUFRN/UFRN. Para a seleção o candidato deverá ter concluído ou estar no último ano do Ensino Médio.
A quem se destina: Estudantes ou profissionais concluintes que tenham concluído Ensino Médio.
Estrutura oferecida:

  • Laboratórios de enfermagem e informática;
  • Salas de aula climatizadas com data-show;
  • Dispositivos de Multimídia;
  • Biblioteca com exemplares atualizados;
  • Estágios realizados com acompanhamento de instrutores;
  • Auditórios e anfiteatros;
  • Corpo docente qualificado.

Perfil do profissional: O egresso estará apto a desenvolver práticas coletivas e individuais com ênfase na promoção do cuidado, da saúde e na prevenção dos desequilíbrios energético-funcionais e/ou restauração das desarmonias existentes. Espera-se que este profissional possua competências específicas para atuar na gestão do estresse, sendo capacitado a: conduzir práticas corporais de descontração e relaxamento, advindas de tradições da medicina aiurvédica indiana, como o Yoga e da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), como o Lian Gong e o Tai Chi Chuan; aplicar técnicas de massagens relaxantes e estimulantes, do tipo terapêutica e estética; utilizar técnicas oriundas da aromaterapia, cromoterapia, musicoterapia, auriculoterapia, moxabustão e ventosaterapia, entre outras. Aliado a isso, este profissional desenvolverá competências gerais dos profissionais de nível técnico da área de saúde.
Área de atuação: Atua em clínicas de reabilitação, clínicas estéticas, associações desportivas, hospitais, unidades básicas de saúde e domicílios, centros de atendimento a idosos, casas de repouso, entre outros.
Maiores informações: ensino@es.ufrn.br

 

Arrow
Arrow
Shadow
ArrowArrow
Slider