Notícias

Membros da Comissão de Inclusão e Acessibilidade da Escola de Saúde (CPIA/ESUFRN) realizam vivência da Tenda do Conto

A dinâmica é realizada por meio da experimentação e do uso de objetos pessoais com valor significativo dos integrantes, promovendo a circulação de afetos, saberes e o exercício de poder da palavra

Publicado: 06/10/23 16:47 Última modificação: 06/10/23 16:48 Autor: Detalhes na notícia
Compartilhar Compartilhar


Membros da Comissão de Inclusão e Acessibilidade da Escola de Saúde (CPIA/ESUFRN) realizam vivência da Tenda do Conto - ESUFRN

A Comissão de Inclusão e Acessibilidade da Escola de Saúde (CPIA/ESUFRN) realizou na última quarta-feira, 04 de setembro de 2023, uma "Vivência da Tenda do Conto" com a participação de docentes, servidores técnicos, alunos e integrantes da CPIA/ESUFRN sob a condução de Jacqueline Abrantes e Maria de Lourdes Freitas.

“ Pensamos nesta atividade para nossa Comissão, pois está em consonância com a temática que estamos abordando ao longo de todo o ano de 2023, que é a saúde mental enquanto instrumento de inclusão e acessibilidade da comunidade acadêmica como um todo", frisa a docente Lannuzya Oliveira.



A Tenda do Conto, criada e desenvolvida há 17 anos por Jacqueline é uma atividade em grupo, que contribui para as práticas de cuidado em saúde e para a produção de sentidos, significados e ressignificação das questões psicossociais de seus participantes. A dinâmica é realizada por meio da experimentação e do uso de objetos pessoais com valor significativo dos integrantes, promovendo a circulação de afetos, saberes e o exercício de poder da palavra, na perspectiva do empoderamento de quem fala e da autonomia de quem ouve os contos. "Nesse semestre nós pensamos em trazer algumas estratégias de acolhimento e cuidado à saúde mental para os membros de nossa comunidade escolar, e embora a tenda do conto não tenha nascido como uma proposta terapêutica de forma direta, ao permitir a fala, a expressão de narrativa, de afetos e emoções... acaba sendo um instrumento de cuidado coletivo em saúde mental", explica a professora Lannuzya.

Descrição da imagem: Os participantes da Vivência da Tenda do Conto estão dispostos em círculo, sentados em cadeiras. No centro da roda há um tapete grande, quadriculado e colorido, com alguns objetos pessoais dos integrantes da ESUFRN como livros e um xale. Ao lado da facilitadora da atividade, a Enfermeira Jacqueline Abrantes, está colocada uma mesa retangular grande, coberta por uma toalha de cor clara bordada de flores coloridas e onde estão dispostos objetos usados na dinâmica, como um ferro de passar e um rádio antigos, caixinha de joias, miniatura de uma máquina de costura, vasos e esculturas, dentre outros. Ainda compondo o cenário da tenda, a cadeira da Enfermeira Jacqueline está coberta com uma manta colorida em tons de azul e laranja e há uma mala de mão antiga, também quadriculada e colorida, disposta ao lado da cadeira. 


Voltar ao topo