Notícias
ESUFRN inicia turma de Especialização em Enfermagem Obstétrica no estado de Mato Grosso
Especialização é início de parceria entre Escola de Saúde da UFRN e Escola de Saúde Pública do estado de Mato Grosso
Publicado: 17/11/23 08:57 Última modificação: 17/11/23 08:59 Autor: Escola de Saúde
Compartilhar Compartilhar
Diante das experiências exitosas conduzidas pelos professores Jovanka Carvalho e Flávio Silva, da Escola de Saúde da UFRN, à frente de três cursos de Especialização em Enfermagem Obstétrica (CEEO) entre os anos de 2012 a 2018, a Escola de Saúde Pública do estado de Mato Grosso, convidou a ESUFRN a coordenar uma pós-graduação lato sensu naquele Estado, objetivando contribuir com a mudança do cenário obstétrico local.
A formação teve início na manhã de ontem, 16, na Fundação Nova Suíça Rachele Steingruber, em Várzea Grande, MT. Os dois docentes da ESUFRN estiveram presentes à cerimônia e promoveram explicações para os profissionais ingressantes do CEEO sobre a dinâmica do curso. A equipe de professores que ministrarão os conteúdos teórico e teórico-prático, bem como de preceptores de parto serão compostas essencialmente por docentes do RN e enfermeiras obstétricas parceiras da formação em Enfermagem Obstétrica do estado do RN. O curso terá duração de 1 ano e 8 meses e o financiamento será da Secretaria Estadual de Saúde de MT. Estiveram presentes ao evento de inauguração, autoridades representantes do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.
"A Superintendente da Escola de Saúde Pública do estado de Mato Grosso, Silvia Aparecida Tomaz, foi a idealizadora da oferta do Curso de Especialização. Iniciamos os contatos por meio de reuniões virtuais e também presenciais no estado parceiro, a partir de meados de fevereiro de 2023. Após ajustes e reconhecimento de campo in loco, construiu-se e foi publicado edital de seleção de profissionais enfermeiros para serem especializandos, chegando até o dia hoje, na inauguração da pós-graduação", detalham os professores da ESUFRN, Jovanka e Flávio. Ainda de acordo com os docentes, a perspectiva é que sejam desenvolvidas, no mínimo, 3 turmas do CEEO no estado de Mato Grosso.
Professores Jovanka Carvalho e Flávio Silva da Escola de Saúde da UFRN são os coordenadores da pós-graduação conduzida no estado do Mato Grosso.