Notícias

Pronatec é reiniciado na Escola de Saúde capacitando 225 alunas na modalidade Mulheres Mil

Atividades acadêmicas são desenvolvidas nos municípios de Natal, Maxaranguape e Parnamirim

Publicado: 17/11/23 14:09 Última modificação: 17/11/23 14:09 Autor: Escola de Saúde
Compartilhar Compartilhar


Pronatec é reiniciado na Escola de Saúde capacitando 225 alunas na modalidade Mulheres Mil - ESUFRN

As capacitações em Auxiliar de Cozinha e Cuidados de Idosos, desenvolvidas pela Escola de Saúde através do Pronatec, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, em sua modalidade Mulheres Mil, começaram as atividades acadêmicas nos municípios de Natal, Maxaranguape e Parnamirim. Todas as 225 estudantes estão cursando o módulo central que contempla disciplinas como: Noções de Empreendedorismo, cooperativismo e economia solidária; Matemática Aplicada e Noções de Educação Financeira e também Noções de Biossegurança, Saúde da Mulher e Qualidade de Vida.

Nas semanas que antecederam o início das aulas, foram feitas visitas técnicas para vistorias dos espaços onde serão ministradas as aulas teóricas e práticas, bem como acolhimentos e solenidades de inauguração dos cursos nos três municípios/polos em que estão sendo desenvolvidos. Nessas ocasiões, também foram pactuados os dias e horários das aulas, os objetivos e a metodologia dos cursos, fornecidas informações sobre a bolsa de auxílio para frequência nas aulas e sanadas as dúvidas das estudantes.

Na UFRN, além da Escola de Saúde, a Escola Agrícola de Jundiaí(EAJ) está ofertando os cursos na modalidade Mulheres Mil. As duas unidades acadêmicas fazem parte de um grupo amplo de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica  brasileira que pactuou a oferta de capacitações pelo Programa, totalizando 15 mil vagas em todo o país. "A nossa expectativa é que haja a ampliação do Programa, com novas vagas e cursos em nível técnico, oferecidos a partir de 2024, bem como a abertura para outros públicos", explica a coordenadora Cleonice Cavalcante.

O Programa Federal, instituído inicialmente em 2011, tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica em todo o país. Neste ano de 2023, foi retomado pelo governo federal em sua modalidade Mulheres Mil, que visa a formação profissional, elevação de escolaridade e a inclusão socioprodutiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social. "Neste reinício o propósito do Pronatec é promover a inclusão cidadã, por meio da educação e da perspectiva de crescimento pessoal e profissional das mulheres atendidas, levando-se em consideração as suas realidades, necessidades, dificuldades e anseios", descreve a Coordenadora do Pronatec na ESUFRN Cleonice Cavalcante.

As atividades de acolhimento, visitas técnica e início das aulas foram realizadas pelos Coordenadores do Pronatec na Escola de Saúde, os Professores: Cleonice Cavalcante, Ana Flávia Timóteo e Flávio Silva; pelos profissionais de apoio administrativo, pedagógico e docentes nos respectivos polos, e contaram com a presença e suporte dos representantes dos municípios e secretarias parceiras na realização do Projeto na ESUFRN: em Natal, o representante do Centro de Trabalho e Empreendedorismo CMTE de Natal, Albany Dutra; em Parnamirim, a Secretária de Assistência Social, Alda Lêda Taveira; a Secretária Adjunta de Assistência Social, Marta Lopes Ferreira Pacheco; e a representante da Coordenadoria do Trabalho, Jurany Maria França da Silva. Em Maxaranguape, a Prefeita, Professora Maria Erenir Freitas de Lima; o Secretário Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Cláudio Mariano Gomes Tomaz; o Presidente da Câmara de Vereadores, Evânio Pedro do Nascimento; Luiz Gomes da Silva Júnior, representando o Secretário Municipal de Educação; e a Diretora da Escola Municipal Professor Germano Gregório; Professora Rosilene Duarte de Lima.



Visita Técnica ao município de Parnamirim para seleção de espaços de aulas práticas do curso de Auxiliar de Cozinha.


Voltar ao topo