Notícias
Alunas do Pronatec/Mulheres Mil da ESUFRN debatem violência contra a pessoa idosa
Informações na notícia
Publicado: 04/07/24 10:06 Última modificação: 04/07/24 10:07 Autor: Escola de Saúde
Compartilhar Compartilhar
A Escola de Saúde promoveu na tarde de ontem, 03 de julho, o "Cinedebate: direitos da pessoa idosa" para alunas do programa Mulheres Mil do curso de formação inicial e continuada em Cuidador da Pessoa Idosa dos polos de Mãe Luiza/Natal e Instituto Envelhecer/UFRN. O objetivo da atividade foi fomentar a reflexão sobre o combate à violência contra a pessoa idosa por meio da exibição de um documentário e de uma roda de conversa com a participação da Assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Marinalda Nascimento, e da Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Vanda Laylla.
O momento foi organizado pela professora da ESUFRN, Lannuzya Oliveira, e pelo professor João Pedro Machado, do polo de aulas do Pronatec de São Miguel do Gostoso, com a colaboração da coordenação do Programa Mulheres Mil na ESUFRN e participação da coordenadora Cleonice Cavalcante. "Foi um momento rico de trocas entre os convidados e discentes, e esperamos que tais informações possam ser replicadas nas comunidades e favoreçam a proteção da pessoa idosa", resumiu a docente Lannuzya Oliveira.
Atualmente, a ESUFRN está desenvolvendo dez turmas de Formação Inicial e Continuada na modalidade Mulheres Mil do Pronatec. Em Natal, são 03 turmas de Cuidador de Pessoa Idosa nos bairros do Alecrim (CMTE), Lagoa Nova (IEN/UFRN) e em Mãe Luiza (EE Dinarte Mariz); uma de Higienista de Serviço de Saúde (CMTE/ZONA NORTE) e uma de Massagista (na sede da ESUFRN). Em Parnamirim, é realizada uma turma de Agente de Alimentação Escolar (CEO/SMS) e em São Miguel do Gostoso, duas turma, uma de Cuidador de Pessoa Idosa e de Agente de Reservas e Recepção. Já no polo de Santa Cruz, estão em atividade duas turmas, uma de Cuidador de Pessoa Idosa e outra de Higienista de Serviços de Saúde.