Pesquisa


A Escola de Saúde promove atividades de pesquisa por meio de grupo de pesquisa, orientação de trabalhos, realização de projetos, produção técnica e científica, participação em bancas, em consonância com o movimento acadêmico nacional preconizado pelo MEC, MS e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A pesquisa na ESUFRN alcança pertinência científica e relevância social ao buscar a abrangência direta de dois aspectos importantes da produção do conhecimento em saúde, a saber: problematização da saúde à luz da interface com os saberes das ciências humanas e sociais e os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde.

A partir desses aspectos centrais, emergem possibilidades de questionamentos e de objetos de estudo no âmbito da investigação em saúde. Nesse contexto, a pesquisa no âmbito do ensino técnico e tecnológico em saúde contribui tanto para o processo ensino-aprendizagem, quanto para formação e atuação profissional crítico-reflexiva.

Ainda no âmbito da pesquisa, a Escola de Saúde é cadastrada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio e Iniciação Científica (PIBIC-EM e PIBIC-IC), mediante a apresentação de solicitação formal e seguindo o calendário do CNPq e da UFRN. Estes programas estão centrados na iniciação científica de novos talentos em todas as áreas do conhecimento, servindo de incentivo à sua formação, privilegiando a participação ativa de estudantes em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada.

 


 

GP SAÚDE E SOCIEDADE

 

Criado em 2011, o Grupo de Pesquisa Saúde e Sociedade contempla estudos de saberes e
práticas de atenção à saúde a partir do conceito ampliado de saúde, compreendido através dos
determinantes e condicionantes de saúde, sustentados pela integralidade do cuidado,
interdisciplinaridade dos campos profissionais, intersetorialidade dos setores e serviços,
participação e controle social.


Desse modo, as atividades de pesquisa vêm sendo desenvolvidas em três linhas de pesquisa:


1) Cuidar em saúde e enfermagem: Estudos relacionados ao processo de cuidar na
enfermagem/saúde nos diferentes ciclos de vida e em todos os níveis de atenção; semiologia e
semiotécnica; urgência e emergência; clínica avançada.


2) Gestão em Saúde, Trabalho e Educação: Estudos que abordem o processo de trabalho em
saúde; gestão e educação; saberes e práticas; práticas educativas e atenção psicossocial; trabalho
em equipe; políticas públicas; e território e cotidianidade.


3) Vigilância em saúde: Estudos relacionados à distribuição e à frequência das doenças e
agravos à saúde na população; informações em saúde e às vigilâncias epidemiológica, sanitária,
ambiental e saúde do trabalhador.


O Grupo de Pesquisa Saúde e Sociedade da ESUFRN vem trabalhando em parceria com outras
instituições de saúde como a Fundação Oswaldo Cruz, Hospital Universitário Onofre Lopes,
Secretaria da Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Municipal de Saúde
de Natal, Hospital de Pediatria UFRN e o Hospital Maternidade Ana Bezerra.

 

GP QUALIDADE DO CUIDADO E DO ENSINO DE SAÚDE (KAIZEN)

 

Criado em 2019, o Grupo de Pesquisa em Qualidade do Cuidado e do Ensino de Saúde tem
como tema norteador a qualidade, apreendida a partir de uma concepção sistêmica que
ultrapassa sua conceituação enquanto atributo de algo, mas que se traduz em um processo de
melhoria contínua, em qualquer espaço de compreensão e atuação. Incorpora-se, assim, uma
definição da qualidade aprendida dos princípios da Gestão da Qualidade Total, que se calca no
conceito KAIZEN, palavra japonesa que se refere à prática da melhoria contínua através de
pequenas mudanças, a partir de métodos, de técnicas e da criatividade. O Grupo de Pesquisa em
Qualidade do Cuidado e do Ensino de Saúde está organizado a partir de duas linhas de pesquisa:


1) Estudos sobre a avaliação da qualidade do cuidado em saúde - estudos e produção científica
acerca: da segurança do paciente; da avaliação em saúde; da gestão da qualidade; e do cuidado
em saúde em seus diversos cenários e na perspectiva de seus diversos atores; e


2) Tecnologias educacionais em saúde - estudos e pesquisas sobre: desenvolvimento, avaliação
e validação de tecnologias educacionais; e ensino de saúde nos diversos cenários e na
perspectiva de seus distintos atores.


Nesta perspectiva, busca-se, a partir da concepção de um grupo de pesquisa consolidado e
atuante, contribuir de forma ativa para a disseminação e o aprofundamento de conhecimentos
teóricos e práticos acerca da qualidade do cuidado e do ensino de saúde.

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E
COMPLEMENTARES (GEPPICS)


Em 2019, criou-se o Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares
(GEPPICS), que contempla pesquisas na temática das PICS, área em crescendo e se destacando
no cenário nacional e internacional, apresentando evidências científicas para a eficácia das PICS
principalmente na Atenção Primária em Saúde (APS). O grupo de pesquisa conta com 1 (uma)
área de concentração e 2 (duas) linhas de pesquisa,


1) Corporeidade e Saúde: Estudar o fenômeno da corporeidade, reconhecendo-a como um
sistema energético de mediação entre o mental e o corporal, envolvendo emoções e sentimentos.


2) Cuidados e Práticas Integrativas e Complementares: Desenvolver estudos no âmbito da
Política Nacional, Estadual e Municipal em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde,
considerando as PICS como um novo modelo de atenção e cuidado para os usuários do Sistema
Único de Saúde (SUS).


O GEPPICS possui projetos de pesquisa e extensão vinculados, bem como atua em parceria
com o Departamento de Saúde Coletiva da UFRN; o Laboratório de Práticas Integrativas
(LAPICS/UFRN) e a Universidade de Campinas (UNICAMP).

Comitê de Ética



Voltar ao topo