Notícias

Alunos e docentes da Escola de Saúde têm dois artigos publicados em periódicos da UFRN.

Detalhes na notícia

Publicado: 09/09/24 11:35 Última modificação: 09/09/24 11:35 Autor: Escola de Saúde
Compartilhar Compartilhar


Alunos e docentes da Escola de Saúde têm dois artigos publicados em periódicos da UFRN. - ESUFRN

A professora Isabelle Mendes, juntamente com alunos e egressos de cursos da Escola de Saúde da UFRN, tiveram dois artigos publicados em edições recentes de periódicos da UFRN. A pesquisa “ATENÇÃO PRIMÁRIA E INFORMAÇÃO EM SAÚDE: DESEMPENHO E FINANCIAMENTO NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN” teve os resultados divulgados na Revista Ciência Plural-RCP, publicação eletrônica do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (@ppgscolufrn). Já o relato de experiência "USO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM ESCOLAS PÚBLICAS NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE:PROJETO TRILHAS POTIGUARES"foi apresentado na Revista “Extensão & Sociedade”, periódico semestral vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFRN (@proexufrn). 

O primeiro trabalho teve como objetivo sistematizar o desempenho da Atenção Primária à Saúde do município de Natal, com base em indicadores de desempenho do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica; e o financiamento da Atenção Primária, com base no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde, entre os anos 2019 a 2022. Dentre os resultados apresentados, observou-se que o município destinou apenas 6,33% de todas suas despesas com saúde à Atenção Primária, em 2022; e que há um vazio assistencial na cobertura da Atenção Primária no município, pois abrange apenas 60% da população. O estudo foi escrito pela docente da ESUFRN juntamente com Gabriela Pires da Silva, discente do curso de Gestão Hospitalar da UFRN; Gislany Stefane Felício da Silva, discente do curso Técnico em Registros e Informações em Saúde; Sidcley dos Santos Silva, Especialista em Auditoria em Saúde pela UFRN; Roberval Edson Pinheiro de Lima,Docente da Escola de Saúde e Dmitri Felix do Nascimento, Pós-doutorando em Políticas Públicas pela UFRN. 

Já o segundo artigo trata do desenvolvimento de práticas terapêuticas de aromaterapia, yoga e meditação em três  escolas durante o Programa de extensão 'Trilhas Potiguares', realizado em 2023 na cidade de Serra Negra do Norte.  Foram  realizadas 7 ações contemplando 5 turmas do ensino fundamental I e duas turmas do ensino fundamental II, totalizando a participação de aproximadamente 220 alunos.A ação possibilitou a vivência do trabalho em equipe e da multidisciplinaridade, em que as habilidades dos ministrantes envolvidos foram aproveitadas e complementadas, e houve o surgimento de novas competências, previamente desconhecidas. O relato foi escrito por Victor Henrique Soares Silva Marques, Graduado em Gestão Hospitalar; Lariza Maria da Costa, Mestranda em Fisioterapia pela UFRN e Haroldo Loguercio Carvalho,Prof.do Departamento de História da UFRN.


Voltar ao topo