Notícias

Alunos participam de ‘Tenda do Conto’ e apresentam portfólios

---

Publicado: 12/04/16 05:59 Última modificação: 12/04/16 05:59 Autor: ESUFRN
Compartilhar Compartilhar


A emoção tomou conta das apresentações de portfólios dos concluintes do curso de Agente Comunitário de Saúde (ACS), ofertado pela Escola de Saúde da UFRN através Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e ocorridas na última quinta-feira, 07 de abril. Os relatos dos alunos sobre as experiências adquiridas ao longo dos dezoito meses de duração da formação técnica foram realizados em uma ‘Tenda do Conto’, metodologia idealizada e conduzida pela Enfermeira Jacqueline Abrantes, e desenvolvida na rede de saúde do município de Natal.

A dinâmica acontece em um cenário de acolhimento, composto por diversos objetos capazes de ativar a memória afetiva dos participantes, como uma poltrona com almofadas, uma grande colcha de fuxico na parede, um rádio antigo tocando músicas populares, um lampião, um oratório, xícaras de porcelana, bonecas de pano, caixinhas de música, dentre outros. Imersos nesse contexto, afloram histórias pessoais que permitem compreender melhor as demandas sociais e emocionais do participante.
  
Na pequena sala de estar montada no Auditório Oscarina Saraiva Coelho, os elementos expostos ajudaram os formandos em ACS a relatar parte das vivências experienciadas durante o período de duração do curso, e foram porta de entrada para relatar as práticas pessoais e acadêmicas retratadas nos portfólios. 
Dentre as recordações mais recorrentes, esteve o desconhecimento inicial sobre o que era o trabalho de um agente comunitário de saúde e a posterior identificação com a função e sua importância para a promoção da saúde da população. "Nosso olhar muda quando fazemos um curso na área da saúde", relatou uma das alunas. 

A união entre todos da turma também foi relembrada por muitos, através de fotos de momentos dos diversos estágios e disciplinas cursadas. Dos conteúdos apreendidos, Saúde Mental foi a matéria mais comentada e elogiada pelo grupo, e a oportunidade de conhecer os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) transformou a visão que muitos dos novos ACS tinha sobre o assunto. “São pacientes que precisam de atenção e cuidado especial”, resumiu uma das estudantes.

Além das narrativas, alguns concluintes também se expressaram através de manifestações artísticas, como a literatura de cordel e a música; e, de acordo com a própria Jacqueline Abrantes, transformaram a experiência dessa Tenda do Conto em um momento único. Participaram da apresentação desses portfólios, as coordenadoras do curso e professoras da Escola de Saúde da UFRN, Lygia Melo e Marize Barros, além da professora do Pronatec/ESUFRN Frankleide Matos e a Enfermeira da Unidade de Saúde da Família de Cidade Nova, Jaldisia Cavalcante.


Voltar ao topo