Notícias

UFRN realiza campanha para a vacinação da Febre Amarela.

Detalhes na notícia

Publicado: 09/03/23 14:23 Última modificação: 09/03/23 14:25 Autor: Escola de Saúde
Compartilhar Compartilhar


UFRN realiza campanha para a vacinação da Febre Amarela. - ESUFRN

Na próxima segunda-feira, 13 de março de 2023, das 8h30 às 11h, será instalado um posto volante da Campanha de Vacinação contra Febre Amarela da UFRN para atender ao Departamento de Enfermagem, Departamento de Nutrição e Escola de Saúde da UFRN, com objetivo de aumentar a cobertura vacinal da população universitária. 

Esta ação de vacinação é aberta a alunos, docentes, servidores técnicos e terceirizados dos setores citados acima. Para receber a aplicação da dose é necessário ter em mãos CPF e cartão de vacina, ter menos de 60 anos, nunca ter recebido a vacina de febre amarela e, também, atender aos critérios apresentados no ROTEIRO PARA REALIZAÇÃO DE TRIAGEM DA VACINA FEBRE AMARELA disponível no link da bio e no nosso site www.escoladesaude.ufrn.br (Notícias).

Para os demais integrantes da comunidade universitária e população em geral, as unidades básica de saúde da rede municipal de Natal estão realizando a vacinação; bem como a Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança (@dasufrn), que no mês de março atenderá o público com idade entre 9 meses a 59 anos, de segunda a sexta feira (exceto feriado), no horário das 08h às 11h30 e 13h30 às 17h00 (ordem de chegada).

Febre Amarela - Em virtude dos casos sugestivos de febre amarela em primatas no RN, bem como pela expansão da circulação viral da febre amarela no país nas últimas décadas, essa ação de vacinação objetiva aumentar a cobertura vacinal na população de 9 meses a 59 anos da capital. A febre amarela é uma doença viral, de transmissão por vetor Aedes aegypti infectado, e não há

transmissão direta de pessoa a pessoa. 

A vacina de febre amarela NÃO É RECOMENDADA para gestante, lactantes e imunossuprimidos. Está CONTRA INDICADA totalmente para crianças menores de 6 meses, pessoas com imunodeficiência de qualquer natureza, portador HIV, transplantados de órgãos sólidos e alergia grave a ovo de galinha, eritomicina, sacarose e demais componentes da vacina. Já para IDOSOS e pessoas com doenças febris moderadas ou graves, faz-se necessário avaliar o potencial risco de eventos adversos nessa faixa etária e/ou decorrentes de comorbidades. O ideal é conversar com médico assistente. (Fonte: DAS UFRN)

ROTEIRO VACINA FEBRE AMARELA (Roteiro para realização de traigem da vicina da Febre Amarela)


Voltar ao topo