Notícias

Escola de Saúde da UFRN inicia entrega certificados às primeiras concluintes do Pronatec/Mulheres Mil em 2024

ESUFRN ofertará novas turmas no segundo semestre

Publicado: 13/08/24 11:42 Última modificação: 13/08/24 11:48 Autor: Escola de Saúde
Compartilhar Compartilhar


Escola de Saúde da UFRN inicia entrega certificados às primeiras concluintes do Pronatec/Mulheres Mil em 2024 - ESUFRN

A turma da formação em Massagista, ofertada pela Escola de Saúde da UFRN através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/Mulheres Mil) no Polo Natal, foi a primeira receber os certificados de conclusão do curso, desenvolvido ao longo de três meses e 240 horas de duração. As trinta alunas participaram de uma confraternização na sede da ESUFRN na última terça-feira, 12, com a presença da Coordenadora do Pronatec na ESUFRN, professora Cleonice Cavalcante, docentes do curso e apoio administrativo do Programa.

Além da turma de Massagista, a ESUFRN também certificará mais 04 turmas em Natal, sendo uma de Higienista de Serviços de Saúde, desenvolvida na no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo da Zona Norte (CMTE/ZONA NORTE) e três de Cuidador de Pessoa Idosa, desenvolvidas no CMTE/Alecrim; no Instituto do Envelhecer da UFRN e na Escola Estadual Dinarte Mariz, em Mãe Luiza. Em Parnamirim, a turma de Agente de Alimentação Escolar também já encerrou as aulas e receberá certificação de conclusão em breve. Além dessas turmas, a ESUFRN ainda dispõe de mais dois polos: São Miguel do Gostoso, que sedia duas turma, uma de Cuidador de Pessoa Idosa e outra de Agente de Reservas e Recepção, e em Santa Cruz, onde há mais duas turmas se desenvolvendo, uma Cuidador de Pessoa Idosa e outra de Higienista de Serviços de Saúde.

A ESUFRN já tem programação prevista para iniciar outros cursos no segundo semestre que totalizarão 530 mulheres capacitadas em 2024. "O propósito das capacitações Pronatec é promover a inclusão cidadã por meio da educação e da perspectiva de crescimento pessoal e profissional das mulheres atendidas, levando-se em consideração as suas realidades, necessidades, dificuldades e anseios", explica a professora Cleonice Cavalcante.

Saiba mais - Programa Federal instituído em 2011, o Pronatec tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica em todo o país. Desde 2023, ele vem sendo desenvolvido em sua modalidade Mulheres Mil, que visa a formação profissional, elevação de escolaridade e a inclusão socioprodutiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Na UFRN, além da Escola de Saúde, a Escola Agrícola de Jundiaí(EAJ) também oferta cursos na modalidade Mulheres Mil. As duas unidades acadêmicas fazem parte de um grupo amplo de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica brasileira que pactuou a oferta de capacitações pelo Programa. Outras informações sobre o Pronatec na ESUFRN estão disponíveis em escoladesaude.ufrn.br/ensino/pronatec/


Voltar ao topo