Notícias
Escola de Saúde da UFRN ofertará novos cursos pelo Pronatec e ampliará municípios atendidos em 2024
Detalhes na notícia
Publicado: 27/03/24 16:16 Última modificação: 27/03/24 16:16 Autor: Escola de Saúde
Compartilhar Compartilhar
A ESUFRN e o Ministério da Educação (MEC) firmaram acordo para continuidade das atividades desenvolvidas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Nesta nova pactuação, a ESUFRN ofertará 15 capacitações na modalidade Mulheres Mil em quatro municípios diferentes: Natal, Parnamirim, Santa Cruz e São Miguel do Gostoso. Os cursos serão: Massagista, Cuidador de Idoso, Higienista de Serviço de Saúde, Balconista de Farmácia, Agente de Alimentação Escolar, Atendente de Lanchonete, Trabalhador Doméstico, Agente de Informações Turísticas e Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem, totalizando 530 vagas.
"No momento, estão sendo feitos ajustes junto aos municípios que receberão as turmas e organizados os editais para contratação dos profissionais para atuação nos novos polos de aulas. "Nossa expectativa é que as próximas capacitações iniciem em abril, contando sempre com a parceria da Escola Agrícola de Jundiaí (@eaj.ufrn)", destaca a professora Ana Flávia Timóteo, uma das coordenadoras do programa na ESUFRN.
A Escola de Saúde realizou atividades de formação inicial e continuada através do Pronatec em 2023, com a execução de oito turmas dos cursos de Auxiliar de Cozinha e Cuidador de Idosos nos municípios de Natal, Parnamirim, Maxaranguape e Dom Marculino. As capacitações, na modalidade Mulheres Mil, tiveram o objetivo de ampliar o acesso à educação e ao mercado de trabalho e exercício da cidadania de mulheres em condições de vulnerabilidade social. A ESUFRN foi uma das primeiras instituições no país a concluir esta demanda, com um bom aproveitamento e pouca evasão. Foram qualificadas 239 alunas, representando 87% de êxito. A também coordenadora do Pronatec na ESUFRN, professora Cleonice Andréa, complementa: "é importante destacar que, mais que o êxito profissional, observamos também que alcançamos o êxito pedagógico que se destacou sobretudo no desejo externado pela maioria das mulheres que se sentiram estimuladas a voltar a estudar ou a fazer outros cursos", finaliza.
Histórico: O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi uma iniciativa criada pelo governo federal em 2011 para expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no Brasil, em várias áreas do conhecimento. Na UFRN, a Escola de Saúde realizou dezenas de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Cursos Técnicos entre os anos de 2011 e 2015, quando possibilitou a inserção no mercado de trabalho e inclusão socioeducativa de mais de 4 mil alunos em dezenas de cursos FIC e mais de 400 egressos de 8 cursos técnicos em diversos municípios do RN. Retomada em abril de 2023, a parceria entre ESUFRN e o Pronatec vem ofertando cursos de capacitação na modalidade Mulheres Mil, como parte de um conjunto de políticas públicas que objetiva, além de formação educacional, acesso ao mercado de trabalho, resgate de autoestima e inclusão social. Outras informações sobre o Pronatec na Escola de Saúde são encontradas em https://escoladesaude.ufrn.br/ensino/pronatec/.
Cerimônia de Certificação de turmas do Pronatec da ESUFRN em março de 2024.