Notícias

Mostra sobre Escola de Auxiliares de Enfermagem de Natal expôs objetos e fotos da década de 1950

Detalhes na notícia

Publicado: 30/08/24 12:07 Última modificação: 30/08/24 12:20 Autor: Escola de Saúde
Compartilhar Compartilhar


Mostra sobre Escola de Auxiliares de Enfermagem de Natal expôs objetos e fotos da década de 1950 - ESUFRN

A exposição 'Imagens e Rituais do Cuidado' que reúne fotografias, vestimentas e objetos da década de 1950 da antiga Escola de Auxiliares de Enfermagem de Natal (EAEN), atual Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN), esteve aberta a visitação pública no Centro de Educação da UFRN, campus central da Universidade, nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2024 durante o I Simpósio das Heterotopias.

A mostra buscou retratar a atmosfera do ensino da enfermagem na década de 1950, quando as atividades começaram a ser desenvolvidas no Hospital Universitário Onofre Lopes, na época chamado de Miguel Couto. Para isso, foram exibidas peças de vestuários das alunas, tanto originais quanto réplicas; imagens cotidianas e de momentos solenes, cedidas pelo acervo fotográfico da ESUFRN e dispostas em suportes como cavaletes e também tecidos que pendiam do teto ao chão; composições em tamanho gigante desenhadas pelo artista natalense Daniel Torres e uma estação dedicada ao “banho no leito” com elementos que rememoram essa prática de cuidado. A música ambiente, com canto gregoriano e sons típicos de espaço hospitalar, ajudavam a completar o clima de imersão para os visitantes.

A exibição é um desdobramento artístico da tese Escola de Auxiliares deEnfermagem de Natal (1955-1971): o cuidado como prática educativa, produzida pela pesquisadora Larissa Maia de Souza, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN). "A minha pesquisa objetiva problematizar a formação profissional oferecida pela Escola, bem como os discursos que produziram uma prática educativa para o cuidado, e essa exposição configura-se a partir de uma aproximação entre o trabalho acadêmico, na área da Educação Profissional, e as Artes, mas notadamente, as Artes Visuais", explica Larissa.

Diante da relevância da formação de enfermagem com a qual se inicia a trajetória da ESUFRN, a exposição será levada para a sede da Escola em breve, proporcionando a toda comunidade acadêmica sua visitação. "Essa exposição é, para a Escola de Saúde, motivo de orgulho e reconhecimento do nascimento desta unidade acadêmica, fundada em 1955, sendo referência local e nacional no ensino de enfermagem", explicou a professora Mércia de Santi, diretora da ESUFRN. Em 2025, a Escola de Saúde completará 70 anos e estão sendo planejadas diversas comemorações e atividades envolvendo a comunidade interna e externa à UFRN.



Detalhe da estação sobre o banho no leito na exposição 'Imagens e Rituais do Cuidado'.

 

 

 


Voltar ao topo