Notícias

Pesquisa atesta aumento na morbidade relacionada ao trabalho no RN

---

Publicado: 12/04/16 06:52 Última modificação: 12/04/16 06:52 Autor: ESUFRN
Compartilhar Compartilhar


Defendendo sua tese de doutorado hoje, dia 28 de fevereiro de 2016, a docente e vice-diretora de ensino da Escola de Saúde da UFRN, Cleonice Andréa Alves Cavalcante, traz como tema de sua pesquisa a “Magnitude da morbidade relacionada ao trabalho no Rio Grande do Norte”, na qual constata “um aumento expressivo na notificação dos agravos relacionados ao trabalho no período analisado, sobretudo os acidentes”.

Observando a caracterização e a situação epidemiológica deste problema de Saúde Pública, o estudo teve como unidade de investigação os municípios do Estado do Rio Grande do Norte no período de 2007 a 2014, totalizando 10.161 casos avaliados. Os dados foram coletados a partir da base estadual do Sistema de Informações de Agravos Notificáveis (SINAN), do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST) e da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Estado.

Desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN, a defesa acontece às 14h no auditório Raimunda Germano, localizado no Complexo de Enfermagem da UFRN, Campus Universitário. Integram a banca avaliadora a docente e orientadora Soraya Maria de Medeiros (UFRN), além de Iris do Céu Clara Costa (UFRN), Izaura Luzia Sileiro Freire (UFRN), Lara de Melo Barbosa Andrade (UFRN), Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi (USP) e Claudia Santos Martiniano Soyza (UEPB).


Voltar ao topo