Notícias

Práticas Integrativas ofertadas pelo SUS serão tema de discussão em Congresso Nacional que acontecerá em Natal

---

Data do evento: Publicado: 09/05/17 09:11 Última modificação: 09/05/17 09:11 Autor: ESUFRN
Compartilhar Compartilhar


A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPICs) do Sistema Único de Saúde incorporou ao texto novos tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. Na prática, o SUS passará a oferecer aos seus usuários: Homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Plantas Medicinais, Fitoterapia,Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga.

De acordo com a docente do Curso Técnico em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e coordenadora do Curso de Massoterapia da Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN), Mércia Estácio, as PICS já eram ofertadas pelo SUS, mas agora estão regulamentadas. “Estar prevista na política nacional torna a PIC um direito, e que todos podem usufruir”, explica. Ainda de acordo com a professora, a regulamentação das Práticas Integrativas e Complementares no sistema público de saúde permitirá mapear a oferta dos serviços e assegurar recursos, viabilizando sua inclusão na atenção básica.

O assunto será amplamente discutido durante o I Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Congrepics) e o III Encontro Nordestino de PICS que acontecerão em Natal/RN no período de 12 até 14 de outubro de 2017, sobretudo nos eixos temáticos que tratarão sobre a gestão e financiamento das PICS no SUS e também sobre a demanda dessas práticas na atenção à saúde.  “Os procedimentos utilizados nas práticas integrativas e complementares contribuem para a harmonização e estímulo do potencial de reequilíbrio do ser humano, tendo como foco central a saúde e não a doença, contribuindo assim para a desmedicalização, e é um avanço em termos de promoção integral do cuidado humano, especialmente do autocuidado”, pontua a docente, que também é uma das organizadoras do evento.

O I Congrepics e o III Encontro Nordestino de PICS são uma realização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da Escola de Saúde e do Departamento de Saúde Coletiva, além do Centro Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas (CEMEP).  A perspectiva é reunir alunos de nível técnico, graduação e pós-graduação da área da saúde, além de profissionais, professores e pesquisadores com interesse na temática. As inscrições para participar dos eventos já estão abertas, bem como o prazo para submissão de trabalhos científicos. Todas as informações estão disponíveis no site http://www.congrepics.com.br.

whatsapp-image-2017-03-16-at-11-27-04-am


Voltar ao topo