Notícias

UFRN e Centro de Convivência e Cultura de Natal realizarão circuito teatral nas ruas da Ribeira

---

Data do evento: Publicado: 10/12/19 14:10 Última modificação: 10/12/19 14:10 Autor: ESUFRN
Compartilhar Compartilhar


 

Na próxima terça-feira, 17 de dezembro, a partir das 13h30, o grupo teatral “Tons de Vida”, do Centro de Convivência e Cultura de Natal/RN (CeCCO), realizará o “Circuito Pequeno Príncipe ocupa a Ribeira”, intervenção artística e poética realizada em parceria com o projeto de extensão do Departamento de Enfermagem e Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE), através da colaboração do Lenilton Teixeira, diretor teatral.

A apresentação tem como disparador a obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry e narrará um episódio criativo após o fim da história original, quando o personagem volta à Terra e cai no bairro da Ribeira. “Nosso Pequeno Príncipe ofertará uma possibilidade de reflexão e crítica à vida que os adultos elaboraram, como o uso da “pílula da felicidade”, por exemplo, uma problematização da medicalização da vida, dentre outros temas”, explica o oficineiro do projeto de Extensão e professor da UFRN, Glauber Weder dos Santos Silva.

O Centro de Convivência e Cultura, localizado no bairro das Rocas, é um dos pontos da Rede de Atenção Psicossocial de Natal que promove saúde e inclusão social através da produção de cultura, arte, economia solidária,  intervenção e ocupação da cidade. O local recebe desde o início do ano o projeto de extensão da UFRN “Oficina de Teatro e Saúde Mental no Centro de Convivência e Cultura de Natal/RN”, que tem o objetivo de promover interação social e expressões individual e coletiva através do teatro e é desenvolvido por docentes e discentes da Universidade com o apoio da equipe do CeCCO, representado pelas psicólogas Pratrízia Daniela Selfes de Mendonça e Julia Monteiro Schenkel.

A intervenção artística será realizada pelos convivas, como são chamados os frequentadores do Centro, e terá início na Galeria B612, localizada na rua Dr. Barata, 216, seguindo em cortejo percursionado com parada na Rua Frei Miguelinho, em frente ao Espaço Cultural Gira Dança e encerrando na Casa da Ribeira. O evento é aberto ao público e tem como objetivo fortalecer o tema da saúde mental como conteúdo transversal, interdisciplinar e coletivo, abordando assuntos de interesse público. “Nós vamos falar sobre diversos temas, como a busca pela felicidade e a violência contra a mulher, ao mesmo tempo em que mostramos a capacidade criativa e afetiva dos convivas, corresponsáveis por todo o processo de produção da intervenção: roteiro, ensaios, figurinos, cenas. O trabalho é chamado de intervenção na cidade, pois queremos quebrar o paradigma do manicômio a partir da ocupação artística dos espaços públicos”, finaliza o professor Glauber Silva.

O Circuito Pequeno Príncipe ocupa a Ribeira tem apoio da Galeria de Arte B612, Casa da Ribeira, Associação Potiguar Plural, Prefeitura do Natal, FUNCARTE e Centro de Ciências da Saúde e Escola de Saúde da UFRN.

cartaz-circuito-pequeno-principe-ocupa-a-ribeira_ufrn_centro-de-convivencia-e-cultura


Voltar ao topo