Notícias

UFRN e universidade espanhola realizam Jornada Internacional em Tecnologias da Saúde sobre Terapia Assistida por Cães e Aromaterapia

Detalhes na notícia

Publicado: 30/07/24 14:54 Última modificação: 30/07/24 14:54 Autor: Escola de Saúde
Compartilhar Compartilhar


UFRN e universidade espanhola realizam Jornada Internacional em Tecnologias da Saúde sobre Terapia Assistida por Cães e Aromaterapia - ESUFRN

A I JORNADA INTERNACIONAL EM TECNOLOGIAS DA SAÚDE: Terapia Assistida por Cães e Aromaterapia experiências Espanha e Brasil - Campus Natal acontecerá no dias 08 e 09 de agosto de 2024, no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (@bczm_ufrn), campus da UFRN.  A atividade pretende divulgar estas duas terapias integrativas e os benefícios suportados pelos estudos existentes, bem como oferecer uma abordagem teórica, prática e experiencial, por meio de um workshop conduzido pelas Doutoras Pesquisadoras da Universidad Católica San Antonio de Murcia (UCAM/Espanha), Eva Vegue Parra e Eloina Valero Merlos. As inscrições iniciam hoje, 30 de julho, através do sigaa.ufrn.br > aba Extensão > Eventos e estão disponibilizadas 140 vagas para docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação; servidores técnicos que tenham interesse na área, bem como o público externo à Universidade. 

Essas terapias complementares são utilizadas por profissionais da área da saúde em diversos grupos populacionais como crianças atípicas, idosos, mulheres no período de pós-parto e diversas outras populações, como pessoas portadoras de problemas afetivos, demencias, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). No caso da Terapia Assistida por Animais, especificamente na população de idosos, encontram-se na literatura estudos que demonstram benefícios no tratamento dos sintomas comportamentais e psicológicos associados à demência, melhorando as competências sociais, a área cognitiva, reduzindo a tristeza e a ansiedade e aumentando as emoções positivas e a atividade motora. Já o uso de óleos essenciais é aplicado para melhorar diversas situações, como dores, ansiedade, problemas emocionais ou sono e, atualmente, sua aplicação é cada vez maior.

A ação de extensão é coordenada pela Profa. Dra. Grasiela Piuvezam, do Departamento de Saúde Coletiva e Lab-SYS da UFRN(@labsys.ufrn) em conjunto com a Universidad Católica San Antonio de Murcia (@ucam_universidad). A colaboração ocorre através da CAPES (@capes_oficial); UFRN (@ufrn.br); Pró-reitoria de Pós-graduação da UFRN (@ppgufrn); Centro de Ciências da Saúde (@ccsufrn); Departamento de Nutrição (@dnutufrn); Escola de Saúde da UFRN; Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (@ppgscolufrn) e Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (@ppgcsa.ufrn).


Voltar ao topo