Notícias
Com mais de 90% de êxito, Mulheres Mil na UFRN ganha reconhecimento nacional e abre novas turmas em junho
Estão confirmadas mais 376 vagas para o programa na UFRN (EAJ e ESUFRN)
Publicado: 21/05/25 09:03 Última modificação: 21/06/25 20:22 Autor: Escola de Saúde Acessos: 109
Compartilhar Compartilhar
A UFRN vem se destacando nacionalmente na execução do programa Pronatec - Mulheres Mil, programa federal voltado à promoção de inclusão produtiva e emancipação social de mulheres em situação de vulnerabilidade, no qual atuam diretamente a Escola de Saúde (ESUFRN) e a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ). De acordo com a vice-coordenadora do Mulheres Mil na ESUFRN, professora Ana Flávia Timóteo, a atuação da UFRN teve avaliação positiva, considerando mais de 90% de certificação das alunas da UFRN, um desempenho superior ao da maioria das instituições participantes. O reconhecimento foi feito durante uma reunião, realizada em abril, em Brasília, com a presença de representantes das coordenações geral e locais do programa.
Atualmente, a Escola de Saúde coordena seis turmas de capacitação inicial e continuada: duas em Natal, duas em São Miguel do Gostoso e duas em Santa Cruz, e há previsão para oferta de novas turmas em um novo ciclo, para o início de junho. "No último dia 16 de maio foram confirmadas mais 376 vagas para o programa na UFRN (EAJ e ESUFRN), e essas vagas serão distribuídas priorizando a interiorização das ações, nesse que é atualmente o maior programa de gênero do Ministério a Educação (MEC)”, afirma a professora.
Criado em 2011 pelo Governo Federal, o Pronatec visa ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica por meio da articulação com instituições públicas de ensino, como institutos federais e universidades. Já o Mulheres Mil se destaca por seu caráter social, oferecendo formação técnica aliada a ações de cidadania, cuidado e valorização pessoal.